procedimentos para obra
Cada cidade tem regras próprias
Se você deseja construir, deve ir até a prefeitura da sua cidade e verificar quais os documentos necessários para autorizar a obra.
Algumas cidades têm regras específicas, e podem pedir autorizações dos bombeiros ou da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Por isso, peça orientação na prefeitura.
Os documentos básicos para legalizar sua obra
. Matrícula do imóvel: você deve ter certeza de que o terreno em que vai construir está regularizado. Para isso, confira se ele tem uma matrícula registrada na prefeitura da sua cidade.
. Alvará de construção: para conseguir esse documento, o terreno e o tamanho da construção devem seguir as regras do município. Por isso, a construtora ou o responsável pela obra deve entregar o projeto na prefeitura.
Se o projeto for aprovado, o alvará será emitido. “Esse alvará é essencial para iniciar a construção da nova casa”, aponta Caielli.
Projeto
Nesta etapa, o acompanhamento de um profissional, como um Arquiteto ou Engenheiro é muito importante.
O acampanhamento profissional não só na elaboração do projeto como também na fase de construção, pode evitar muita dor de cabeça além da redução de custo.
Inicialmente, a fase de anteprojeto, será quando você explicará para o Arquiteto, aquilo que deseja. É a hora de falar o que se tem em mente, mostrar seus rascunhos, seu gosto, seu estilo, sem esquecer da verba para investir. Em poder destas informações, o Arquiteto poderá apresentar um esboço para sua apreciação.
É bom não esquecer de levar em consideração insolação, fundação, telhado, possíveis ampliações
( adegas, churrasqueira, etc), pontos de elétrica internos e externos, ilmuninação de jardins, alarme, sonorização, telefonia, aterramento, antena, padrão do acabamento e etc.
Ótimo, você está com o projeto. Próximo passo.
Planejamento
Todos os projetos estão em ordem, já foram executadas algumas alterações, está tudo certo, é hora de