P S Gradua O
29/01/2015
Profissão Biólogo
Pós-Graduação
Uma das formas que o profissional biólogo recém-formado tem de aumentar seu currículo e se especializar em alguma área é a pós-graduação. Há inúmeros tipos diferentes de cursos de pós-graduação, que abrangem desde a área da educação, até áreas mais biológicas como a zoologia e botânica.
Existem dois tipos de cursos de pós-graduação: "lato sensu" e "stricto sensu". O “lato sensu” inclui o MBA e a especialização, o “stricto sensu” já inclui o mestrado e o doutorado. Os cursos "stricto sensu" precisam de autorização do governo para funcionar. A Capes realiza uma avaliação do curso para que ele possa funcionar, assim são atribuídas notas para cada um dos programas de pós-graduação ("stricto sensu") existentes no país. Essa pontuação informa o nível de qualidade do curso, tornando mais fácil a escolha do candidato. Na Ufu, a pós-graduação em ecologia é muito bem pontuada pela Capes.
Para ingressar em um curso de mestrado e doutorado o ingressante passa por um processo seletivo onde os mais bem colocados são contemplados com bolsas de estudo. Esses cursos formam, além de pesquisadores, professores de nível superior. Isso reflete diretamente o nível de desenvolvimento de um país, já que países que possuem mais pós-graduandos em sua população têm profissionais com maior capacitação e salários mais elevados.
Programas de mestrado e doutorado são muito bem vindos para profissionais que querem alçar voos maiores em suas carreiras e se tornarem mestres e/ou doutores em uma área escolhida. Para o biólogo a especialização se torna essencial, já que com a imensa área de atuação o conhecimento fica muito fragmentado e a especialização funciona como um direcionamento do conhecimento adquirido durante a graduação.