P Ndulo F Sico
Galileu Galilei, aproximadamente em 1581, realizou suas primeiras observações do estudo do movimento do pêndulo. Seja um sistema em situação de equilibro estável que, quando este sistema é levemente afastado dessa situação e liberado, passa a executar um movimento periódico ou oscilatório em torno da posição de equilíbrio, chamado de Movimento Harmônico Simples (MHS), se não existirem forças dissipativas. Para pequenas oscilações um Pêndulo Físico realiza um movimento periódico. A expressão abaixo mostra que o Período da Oscilação (T) está relacionado como movimento de Inércia (I) do corpo em relação ao eixo de rotação, à massa total (m) e a altura (h) entre o ponto de suspensão e o centro de massa.
E manipulando a equação, pode-se determinar o momento de inércia:
A relação do período do pêndulo pode ser usada também para determinar o momento de Inércia de qualquer formato. As demais grandezas devem ser conhecidas ou medidas de modo correto. O momento de Inércia em torno de um eixo passando em P, paralelo ao eixo que passa pelo cento de massa que, por sua vez, é perpendicular à peça retangular, é dado pelo Teorema do Eixo Paralelo (Teorema de Huygens-Steiner), cuja equação é:
Onde ICM é momento de Inércia em torno de um eixo perpendicular ao plano do objeto e que passa pelo seu Centro de Massa. A massa é dada por “m” e a distância entre o ponto de apoio e o centro de massa é dada por “h”
E o momento de inércia de uma haste em relação ao seu centro de massa (ICM) é dado por: