A evolução da Internet em Portugal
Primeira Ligação à Internet:
A primeira ligação à Internet em Portugal realizou-se no Outono de 1991, como resultado do projecto “Serviço IP da RCCN”(Rede Computação Científica Nacional), conduzido pela Fundação Computação Científica Nacional. Este projecto teve origem na proposta formulada por um grupo de investigadores designado “Forum-IP”, a qual foi aceite e enquadrada pelo Conselho Executivo da FCCN.
Grupos de trabalho/Apoiantes:
O grupo de trabalho que executou o projecto no terreno foi coordenado por José Legatheux Martins (Universidade de Lisboa) e era constituído por inúmeros professores universitários do Minho, Coimbra, Porto, Aveiro e Lisboa.
Este projecto foi apoiado internacionalmente pela EUnet, a rede que na altura ligava diversos países da Europa à NSF (National Science Foundation), a Internet propriamente dita.
A EUnet tinha sido fundada e era gerida pelos grupos europeus de utilizadores de Sistemas UNIX, associações sem fins lucrativos que divulgavam o sistema operativo UNIX, único sistema aberto da altura e percursor do Linux.
A associação nacional de utilizadores de sistemas UNIX chamava-se PUUG - Portuguese Unix Users Group e foi fundada em 1989 por várias pessoas entre as quais José Legatheaux Martins e Pedro Veigas.
O domínio “.PT”:
O Domínio DNS “.PT” foi montado de Setembro a Novembro de 1991 sob a responsabilidade de José Legatheux Martins. Em Dezembro de 1991 estavam registados 21 domínios e cerca de 900 endereços IP de computadores. O servidor recebia cerca de 5000 pedidos de endereços por dia.
Adesões de Empresas:
Entre 1991 e 1994 foram mais de uma centena de adesões de empresas e outros organismos ao PUUG, nomeadamente:
-Assembleia da República
-CGD
-CP(Comboios de Portugal)
-IBM Portugal
-ICP (actual ANACOM)
-ITT Páginas Amarelas
-Marconi
-Novabase
-Portugal Telecom
-Priberam
-Siemens
-Unisys
Entre muitos outros.
Gestão do domínio
Até 1994, José Legatheaux