P Gina 218
3)
6)Não. O que leva as espécies a evoluírem, como se sabe, é a seleção natural.
Num grupo de indivíduos apenas aqueles mais capazes sobrevivem ( isto principalmente em condições extremas de sobrevivência), e são estes que passam seus genes aos indivíduos da próxima geração e assim sucessivamente o que leva a uma evolução. Não há de maneira nenhuma a possibilidade de que uma habilidade ou característica adquirida em vida como ter o pescoço alongado possa ser transmitido para as próximas gerações.
8)1. Uso e desuso - Os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um orgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento, e o desuso de um orgão ou parte do corpo faz com que este atrofie e com o tempo perca totalmente sua função no corpo do indivíduo.
2. Transmissão das características adquiridas - O uso e desuso de partes do corpo provocam alterações no organismo do indivíduo, essas alterações podem ser transmitidas às gerações seguintes. Por exemplo as crias das girafas herdam o pescoço comprido dos pais que supostamente o desenvolvem quando comem folhas das árvores mais altas.
10) Adquirir uma característica devido à uma necessidade forçada pelo ambiente é a base do princípio do "uso e desuso" de Lamarck. Segundo o pensamento darwinista, não é a necessidade que determina uma mudança e sim o ambiente seleciona indivíduos que apresentam uma cracterística favorável à sua sobrevivência. No caso da melanina, as pessoas não são idênticas neste caráter. Algumas pessoas produzem mais melanina e são mais escuras. Outras são mais claras. Para suportar a intensa radiação solar é melhor ter a pele mais escura. Portanto quanto mais escura a pele de uma pessoa, maior a chance desta pessoa sobreviver e deixar descendentes. Os descendentes deste indivíduo terão a pela mais escura por ser uma característica definida geneticamente.
11) a)