P EDI FEDI 1 2 08
Temática: Princípio da Educação Inclusiva
Após o conhecimento e as reflexões proporcionadas pela
Unidade I, estamos prontos para adquirir uma verdadeira compreensão da Educação Inclusiva!
A Educação Inclusiva é um tema muito recente, que suscita diversas discussões e reflexões a nível mundial. A Educação Inclusiva ou Inclusão
Escolar significa muito mais do que garantir um lugar no ensino regular aos portadores de deficiência. A primeira regra é saber que a Educação
Inclusiva é um processo que visa oferecer escola de qualidade para todos, de modo que na escola, o aluno pode exercitar sua cidadania, aprendendo e participando.
Ao se refletir no significado de: “escola de qualidade para todos”, deparase com a profundidade e complexidade da Educação Inclusiva. A parti daí, encontra-se uma série questões e desafios que precisam ser revistos.
Para darmos continuidade à aula, vamos ler e, em seguida, refletir a respeito da situação descrita por Werneck (1999):
Fato: uma instituição de ensino regular começa a ter alunos com deficiência mental nas salas de aulas comum.
O título de uma matéria integradora sobre a notícia possivelmente seria assim:
‘Escola acolhe criança com deficiência’.
O que este título pode dar a entender? Que a escola está recebendo aquele novo aluno com atenção. É animador? É positivo? Sim, com certeza. Será transformador? Sim ou não. Com qual intenção a escola está abrindo as portas para o estudante? Sente-se boazinha por isso?
Na direção de um mundo inclusivo, TODOS nós deveremos fiscalizar e apontar as possíveis discrepâncias entre a ação e a intenção das pessoas e organizações.
E como seria o título de uma reportagem sobre o mesmo fato feita por um jornalista que entendeu TUDO, TUDINHO sobre a amplitude do conceito de inclusão?
‘Escola brasileira evolui’
Que diferença!
UNIMES VIRTUAL
46
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Neste último exemplo fica claro para o leitor que a presença de alunos com deficiência nas salas regulares faz parte