P EDI FEDI 1 2 09
Temática: Educação Inclusiva e Abordagem de Vygotsky
Nesta aula, teremos contato com as idéias de Vygotsky com base no artigo escrito por Hugo Beyer (2005), intitulado: “Por que Lev Vygotsky quando se propõe uma educação inclusiva?”
Beyer nos proporciona uma visão clara acerca da importância de Vygotsky ao tratarmos sobre a Educação Inclusiva. Vamos, então, descobrir sobre a rica relação entre: inclusão escolar e Vygotsky.
Lev S. Vygotsky (1896-1934) é um dos precursores da vertente teórico histórico cultural, uma das teorias que se propõe a explicar os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil. Vygotsky foi um dos primeiros autores do século XX, que ao enfatizar o papel da interação social no desenvolvimento da criança, desenvolveu idéias que, atualmente, sustentam a educação inclusiva. Para Vygotsky todas as características individuais do ser - humano, tais como: o agir, o pensar, o sentir e o conhecer estão intimamente vinculadas à interação dele com seu meio físico e social.
Lev S. Vygotsky
A abordagem sócio-histórica de Vygotsky nos remete à necessidade da compreensão sócio-genética do desenvolvimento humano. De modo geral, há duas vertentes qualitativamente diferentes para o desenvolvimento humano: uma determinada pela biologia – processos elementares -, e a outra pelo meio sociocultural - às funções superiores. Entretanto, as condições orgânicas do ser humano, não lhe são suficientes para fazer com que ele possa adquirir qualquer aprendizado. O ser humano só sai do nível
UNIMES VIRTUAL
50
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
elementar em direção ao funcionamento superior do funcionamento psicológico (linguagem e pensamento) caso haja qualidade nas interações interpsicológicas. Então a premissa básica de Vygotsky, mostra que para a criança se desenvolver é fundamental a qualidade nas relações interpessoais em seu grupo social, na escola, família, entre outros. Este ponto central é essencial na discussão da importância da não segregação