O ÍNDICE DE MORTALIDADE DAS PEQUENAS E MICROEMPRESAS NO BRASIL E POSSÍVEIS CAUSAS
5633 palavras
23 páginas
Instituição de EnsinoPrograma de Pós-Graduação em Gestão Financeira
O ÍNDICE DE MORTALIDADE DAS PEQUENAS E MICROEMPRESAS
NO BRASIL
E POSSÍVEIS CAUSAS
AUTOR.
CIDADE
DATA
AUTOR
O ÍNDICE DE MORTALIDADE DAS PEQUENAS E MICROEMPRESAS
NO BRASIL
E POSSÍVEIS CAUSAS
Artigo de conclusão de curso ...
Professor Orientador:
CIDADE
DATA
1
RESUMO
Este trabalho, resultado da realização de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, descritivo e explicativo, subsidiada pela investigação em fontes secundárias, tem como objetivo fazer uma análise sobre o índice de mortalidade das pequenas e microempresas no Brasil, suas possíveis causas e efeitos, buscando apresentar o custo social advindo do encerramento das atividades econômicas, perda de poupança e distribuição de renda. No mesmo sentido, são destacadas também as dificuldades apontadas pelos proprietários, gestores e contadores, os quais apontaram como principais determinantes a falta de capital de giro, falta de ponto comercial adequado e falta de conhecimentos gerenciais dos proprietários.
Finalmente, com base nas investigações e análises realizadas, analisando um caso real de empresa no perfil pesquisado e por seguinte, apresentadas alternativas possíveis para solucionar os problemas destacados, mas, contudo, sem ter a pretensão de solucioná-los, apenas apresentar alternativas.
PALAVRAS-CHAVE: Capacitação, Sucesso e Fracasso empresarial, Mortalidade empresarial.
2
1. INTRODUÇÃO
A partir da década de 80, quando as grandes empresas começaram a diminuir seus custos e o número de empregos, as micro e pequenas empresas serviram de amortecedor do desemprego. Os pequenos negócios passaram a ser considerados uma alternativa para a ocupação da mão-de-obra excedente, fazendo surgir no final da década as primeiras iniciativas mais concretas para incentivar a abertura de micro e pequenas empresas (MPE’s) na economia, sendo favorecidas por certos fatores como: