O Átomo - Resumo Capítulo 5 Química Geral John Russel
O comportamento físico e químico da matéria depende da maneira pela qual os átomos interagem, e essa interação depende de sua estrutura. Por isso a importância de conhecer a estrutura de um átomo.
A teoria da estrutura atômica de Bohr foi a primeira tentativa importante de estabelecer uma ponte entre o mundo macroscópico e microscópico dos átomos. Grande parte dessa teoria hoje é considerada imprecisa, porém forneceu grande contribuição ao nosso conhecimento sobre átomo e o conceito de quantização de energia dos elétrons.
Os Primeiros Modelos Atômicos e o Átomo de Dalton
Os primeiros modelos atômicos caracterizavam-se por informações obtidas experimentalmente, porém percebeu-se a necessidade de observações mais cuidadosas e medidas mais exatas, pois haviam poucas explicações para o grande número de fatos químicos que surgiam.
Em 1803, John Dalton propôs uma teoria que explicava algumas leis propostas, como a lei da conservação de massa e da composição definida e outras generalizações químicas. Ele foi capaz de sustentar o conceito grego da existência dos átomos com evidências experimentais que ele e outros obtiveram.
Modelo da teoria atômica de Dalton:
Toda matéria é composta de partículas fundamentais (átomos).
Os átomos são permanentes e indivisíveis e não podem ser criados nem destruídos.
Os elementos são caracterizados por seus átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Átomos de diferentes elementos têm diferentes propriedades.
As transformações químicas consistem em combinação, separação ou rearranjo de átomos.
Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
Muitas ideias dessa teoria ainda são aceitas, mas hoje sabemos que átomos são formados de pequenas partículas e que todos os átomos de um dado elemento não têm a mesma massa (devido à existência de isótopos). Dalton deixou dúvidas em vários pontos, como na distinção entre um átomo e uma molécula, mas ainda assim foi capaz de fornecer respostas