O ácido desoxirribonucleico ou dna
O ácido desoxirribonucleico ou DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.
Para que serve?
O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs (ácido ribonucleico, é o responsável pela síntese de proteínas da célula.) Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Onde é encontrado?
O DNA é encontrado em todas as partes do corpo na mesma forma, sangue, saliva, pele, tecidos, dentes, ossos e no sêmen. O DNA é desenvolvido na concepção, isto é, na união dos gametas para a formação de um indivíduo e permanecendo constante, tanto em um ser vivo quanto em um que tenha morrido.
Do que o DNA é composto?
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: adenina, citosina, guanina e timina.
Como se duplica?
No processo de duplicação, as duas cadeias de DNA que estavam unidas por pontes de hidrogênio se abrem e a cada uma delas vão sendo acrescentados novos nucleotídeos (por ação de enzimas chamadas DNA polimerases), obedecendo a um pareamento específico: adenina pareia com timina e citosina pareia com guanina. Assim são produzidas novas moléculas de DNA com a mesma sequência de nucleotídeos da molécula original. Cada uma das novas moléculas de DNA produzidas por este processo apresenta uma cadeia original (que serviu de molde) e uma cadeia recém-sintetizada. Por esta razão dizemos que a duplicação do DNA é semiconservativa.
O que é Transcrição?
A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição,