O Zumbi no cérebro
Para ambas autoras, Ana Zeferina Ferreira e Lidiane Dutra, a percepção é muito mais do que um objeto de estudo, é uma vivência corporal, que envolve o meio ambiente no qual estamos inseridos, proporcionando uma relação intensa entre nós e aquilo que percebemos.
Segundo Bosi, "o vínculo da percepção visual com os estímulos captados pelos outros sentidos é um dos temas fundantes de uma fenomenologia do corpo. O olhar não está isolado, o olhar está enraizado na corporeidade, enquanto sensibilidade e enquanto motricidade".
Zumbi: Zumbi é um morto-vivo, uma pessoa que morreu e ressucitou, é apenas um corpo sem alma, e tem origem no termo nzumbe, que é de um idioma africano. O termo zumbi começou a se tornar conhecido através de livros e filmes de terror, e o filme “A noite dos mortos-vivos”, de 1968 foi um dos responsáveis por popularizar o termo e a criatura.
Caso 1: Diane
Diane e o marido acabaram de se mudar para o norte da Itália, onde iria trabalhar como tradutora comercial free-lance. Mudaram-se para um daqueles apartamentos antigos perto do centro medieval da cidade. Quando Diane foi tomar banho, não sabia que o aquecedor de água estava inadequadamente ventilado, quando acendeu o gás propano para aquecer a água, acumulou-se monóxido de carbono no banheiro, ela estava lavando o cabelo e não sentiu o gás, que levou-a a perder a consciência caindo com o rosto avermelhado pela mistura irreversível de monóxido de carbono à hemoglobina de seu sangue. Ficou caída durante 20 minutos, se o marido não tivesse voltado em casa ela teria morrido em uma hora. Quando ela acordou do coma, estava completamente cega. Dias depois não conseguia reconhecer cores e texturas, mas não formas de objetos ou rostos. Ao mesmo tempo, não tinha nenhuma dificuldade em identificar pessoas pela voz e podia dizer o nome dos objetos, se fossem colocados em suas mãos. Milner, médico neuropsicólogo, e especialista em problemas visuais surgidos após derrames e outras