O yago quer que você seja um peão!
5474 palavras
22 páginas
SAIN SAIMONClaude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon, (Paris, 17 de outubro de 1760 — Paris, 19 de maio de 1825), foi um filósofo e economista francês, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.[1]
Propôs a criação de um novo regime político-econômico, pautado no progresso científico e industrial, em que todos os homens dividissem os mesmos interesses e recebessem adequadamente pelo seu trabalho.
Vida
Claude Henri Saint-Simon (1760-1825) pertencia a uma família aristocrata, embora seus pais não fossem muito ricos. Mesmo assim, nasceu rodeado de confortos e luxos. Assim, foi rapidamente introduzido nos altos meios sociais de Paris e da França, o que o distanciou, durante certo tempo, de conhecer intelectuais notáveis na época, como d'Alembert e Rousseau.
A partir de um manuscrito seu de 1810, sabe-se um pouco da educação formal que Saint-Simon recebeu, bem como de sua revolta para com ela, neste, o autor descreve com um tom de desprezo seu ensino imposto, concluindo: "nossa educação atingiu seu propósito: fez-nos revolucionários".
Desde cedo, a filosofia ocupou-lhe a mente de tal forma que o tornou extremamente independente, a ponto de causar-lhe aversão à religião: Saint-Simon recusou-se a fazer a primeira comunhão, aos treze anos. Após esse evento seu pai lhe mandou para a prisão de Saint-Lazare, onde viveu até os seus dezesseis ou dezessete anos. Nessa idade, recebeu um convite para se juntar ao exército, que só pode aceitar um ano depois, devido empecilhos criados por seu pai.
Durante sua brilhante carreira militar, Saint-Simon teve a oportunidade de batalhar ao lado dos Americanos, na própria América, contra os Britânicos, na Batalha de Yorktown. Sua estadia de dois meses no novo continente o influenciou decisivamente, ajudando-lhe a descobrir sua maior afinidade pela ciência política do que pelas armas. A experiência americana provocou-lhe o desejo de trabalhar pela "evolução da civilização", que ele acreditava estar