O vulcanismo amanifestacao do geodinamismo
3385 palavras
14 páginas
introduÇÃoNo presente trabalho sobre o vulcanismo (tipos e produtos) movimentos orogénicos e epirogénicos iremos abordar os aspectos relacionados com sua distribuição geográfica dos vulcões desde a fase em que entre em erupção, seus processos, que vai desde a constituição, seus tipos, funções, suas causas e importância. Até chegando ao ponto de estarem atenuado.
Também iremos fazer uma análise de outros aspectos que de uma forma ou de outra fazem uma sincronia com o processo da actividade vulcânica
Entende-se por aparelho vulcânico todo o conjunto que inclui e as zonas profundas de onde provem os materiais que ascendem a superfície.
Pós os vulcões são os principais agentes responsáveis pela formação do e distribuição dos continentes, e formações montanhosa dentre outros elementos da superfície terrestre.
Actividade vulcânica
O vulcanismo é manifestação do geodinamismo, constituído o mecanismo central da evolução do planeta. O vulcão é um corpo natural, de aspecto morfológico cónico e montanhoso que resulta da acumulação de material magmático saído do interior e forma o aparelho vulcânico. A actividade vulcânica influencia de um modo nefasto ou benéfico as populações humanas.
As erupções provocam frequentemente distribuição e morte, tomando várias vezes aspectos catastróficos..
A palavra «vulcão» denomina do nome do deus do fogo da mitologia Romana, vulcano, e designa uma estrutura geológica criando quando o magma, os gases e as partículas quentes (com cinzas) escapam para a superfície terrestre.
Aparelho vulcânico Com a actividade inicial do vulcão, constrói-se um cone vulcânico composto por cratera vulcânica, chaminé vulcânica, câmara magmática, entre outros elementos.
O cone vulcânico é o relevo resultante de acumulação de materiais vulcânicos em torno da chaminé por onde foram expelidos.
A cratera é a abertura do cone vulcânico.
A chaminé vulcânica é o canal por onde sobem os produtos que estes lançam através da cratera.
O magma é a massa