o voo
Autor: Felipe Ribeiro Magalhães
Curso: Direito 1° Período Resenha
Flight,”O Voo”. Direção e coprodução de Robert Zemekis, escrito por John Gatins e estrelado por Denzel Washington, com Don Cheadle ,Melissa Leo, Bruce Greenwood, Kelly Reilly e John Goodman. New York/EUA, Paramount Pictures 2012.
Neste suspense de mistério repleto de ação, Whip Whitaker( Denzel Washington/Filadélfia 1993,O Gângster 2007,Chamas da vingança 2004). Um experiente piloto de linha aérea, que por milagre aterrissa seu avião fadado a cair , salvando todas as almas a bordo. Depois do acidente Whip é saudado como herói, porém, na medida em que mais fatos se tornam conhecidos, mais perguntas que respostas surgem sobre quem ou o quê realmente estava errado e o que na verdade aconteceu naquele avião. Whip está separado de sua esposa e filho, é um excelente piloto de aviação comercial, porém tem sérios problemas com bebidas e drogas.
O filme trata o tema da dependência nas drogas com certa ambiguidade, no entanto mostra o alcoolismo como algo destruidor, destruidor de famílias, de vidas, de relacionamentos. Assim, até mesmo a investigação em torno da culpa do piloto no caso, por causa do álcool e da cocaína encontrados em seu sangue, torna-se quase secundária diante de sua dificuldade em largar a bebida. Afinal, ele foi o cara que conseguiu pousar um avião em chamas e salvar a vida de dezenas de pessoas mesmo estando “chapado”, porém se vê travando uma batalha quase impossível para ele de se vencer, contra uma garrafa de vodca e algumas doses de wisk. O VOO passa de um filme sobre a queda de um avião para um filme sobre a dependência às drogas, mais especificamente ao álcool. Após a queda da aeronave pude perceber que o personagem passou por inúmeros autos e baixos durante o filme, em consequência de sua dependência alcoólica que duelava com sua razão, que optava por dar um basta na vida de mentiras e caos que vivera até ali.
Nicole,