O VALOR PEDAGOGICO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.
A palavra educação tem sido utilizada, ao longo do tempo, com dois sentidos: social e individual.
A educação, como fato social, possibilita que aquisições culturais do grupo sejam transmitidas às novas gerações, contribuindo, assim, para a subsistência do grupo como tal.
A escola, uma instituição social criada, especificamente para educar e ensinar, sendo instituída e regulamentada pelo grupo, reflete seus valores e seu nível cultural.
Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade.
Nos dois sentidos a palavra educação está ligada ao aspecto formativo.
O ensino é uma ação deliberada e organizada. Ensinar é a atividade pela qual o professor, através de métodos adequados, oriente a aprendizagem dos alunos.
2. Didática A pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre doutrinas e os sistemas de educação. A didática é uma seção ou ramo específico da pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a a construção do conhecimento.
Podemos afirmar que a didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professo-aluno.
Da antiguidade até o inicio do século XIX, predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase exclusivamente memorizar. Nesse tipo de aprendizagem, a compreensão desempenhava um papel muito reduzido. O importante nessa forma de aprendizagem era que o aluno reproduzisse literalmente as palavras e frases decoradas. A compreensão do que se falavra ou se escrevia ficava relegada a um segundo plano. Em consequência, o aluno repetia as respostas mecanicamente, e não de forma inteligente, pois ele não participava de sua elaboração e, em geral, não refletia sobre o assunto estudado. Vejamos alguns filósofos e educadores que refletiram sobre o