O usos das novas tecnologias para o aprendizado
Introdução
A grande maioria dos jovens de hoje sequer imaginam um mundo sem tecnologia ,passam grande parte do tempo navegando na Internet e não se interessam em estudar.
Os educadores por sua vez se sentem na contra mão da realidade quando utilizam recursos como o giz e a lousa e tendo que disputar a atenção do aluno com o celular.
Mas como fazer das novas tecnologias um instrumento de aprendizado é o desafio do professor atual.
Este trabalho pretende discorrer sobre como a tecnologia e a educação podem servir como instrumentos para uma educação de qualidade,
A utilização de recursos tecnológicos para um aprendizado efetivo
As tradicionais aulas expositivas que utilizam como recurso o giz e a lousa ainda são amplamente utilizadas ,mas muitas vezes não atingem o objetivo frustrando professores e afastando cada vez mais os alunos.
Quando se fala em tecnologia não é somente sobre computadores e Internet que existem discussões, o uso de laboratórios,documentários,cinema,programas de televisão também faz parte do tema “novas tecnologias de informação”.
Geralmente no que se refere a infraestrutura o ambiente escolar muitas vezes só oferece uma sala com Datashow,uma sala de informática, vídeo e televisão o que é insuficiente para a quantidade de turmas atendidas.
A postura do professor diante do uso do celular dentro da sala de aula
O jovem de hoje utilizam o celular o tempo todo, seja em casa,no trabalho,nas horas de lazer,enfim estão o tempo todo conectados através de redes sociais, salas de bate-papo etc.
Por isso, passou a existir uma necessidade de se adaptar a esse novo perfil de aluno.
Proibir os alunos de utilizarem o celular já não é viável, é preciso estimular o bom uso do aparelho e das possibilidades didáticas que ele proporciona como pesquisas, tradutores, filmagens, fotografias etc.
O diálogo com a família sobre temas como o cyberbullyng , exposições excessivas da vida