O uso do rádio na ead
Rádio – Os sete critérios.
Juliane Corrêa apresenta em seu texto um instrumental proposto por Tony Bates que nos oferece uma proposta que possibilita a tomada de decisões quanto ao uso dos recursos tecnológicos a partir de alguns critérios como: acesso, custo, ensino, interatividade, estrutura organizacional, inovação e velocidade.
Acesso – o acesso pode ser utilizado em qualquer lugar, além disso, possibilita atividades simultâneas. Tem acesso democrático, pois é utilizado por diferentes classes sociais e outras diferenças sociais características da população brasileira, e a grande maioria da população têm condições de utilização desta ferramenta.
A versão “modernizada” Rádio Web, tem possibilitado a sua difusão no contexto da modalidade de ensino a distancia, uma vez que “quebra” as distancias geográficas em um país de dimensões continentais e possibilita que os programas ficam disponíveis em arquivos de áudio ou podcasts.
Custo – baixo custo de produção e dos aparelhos quando comparados aos equipamentos de TV e computadores. Por outro, a interação entre os participantes dependem de outros meios de comunicação, como por exemplo, o telefone, o correio eletrônico, etc.
Ensino, embora tenha por força de lei a obrigação de reservar certa quantidade de horas para radiodifusão de programas essencialmente educativos, a legislação tem sido burlada ficando esse papel