O uso do microscópio
O estudo das dimensões das estruturas biológicas utiliza do poder de resolução através da microscopia. Portanto a capacidade de separar detalhes ocorre por meio do sistema óptico encontrado nos microscópios, pois o limite de resolução do olho humano é de 100 um (0,1 mm).
Para o uso adequado do microscópio é necessário conhecer suas partes e como funcionam. * Permeabilidade Seletiva das Biomembranas: preparo e observação de osmose em célula animal.
A membrana celular tem como grande função regulamentar a passagem de substancias observando suas funções e as necessidades das células. Essas funções vão ocorrer em todos os tipos de células, ou seja, animais ou vegetais.
A permeabilidade seletiva é um processo responsável por manter o meio intracelular adequado para seu funcionamento e também, para a sobrevivência da célula. Pode ocorrer em meios hipotônico, hipertônico e isotônico. A depender do tipo de célula as reações são diferenciadas.
A membrana plasmática tende a ser mais solúvel em agua do que aos solutos. Ao fazer a separação de duas soluções aquosas com concentração diferentes de solutos, a agua tende a se movimentar para o sentido da solução mais concentrada realizando o transporte passivo denominado de osmose.
1ª aula
Foi apresentado em laboratório o microscópio. Os alunos reunidos em grupo passaram a conhecer função de cada parte do aparelho. Após essa etapa, foi iniciada uma dinâmica em duplas, onde essas fizeram reconhecimento das partes e funções sinalizadas pela professora.
Pode-se observar que: * Lentes oculares é um conjunto de lentes que captam a imagem formada pelas objetivas. * Tubo ou Canhão é uma parte cilíndrica que suporta os sistemas de lentes. * Braço ou Coluna é a parte fixa na base que que reúne as outras partes que forma o microscópio. * Revolver é onde estão localizadas as objetivas e permitindo sua circulação. * Objetivas é um conjunto de lentes que permite observar