Uso do microscópio óptico
1. Introdução:
O microscópio óptico é importante para a observação de células. Porém, o microscópio óptico não permite a observação muito detalhada de organelas menores nas células. Os microscópios presentes no Laboratório de Saneamento são compostos, uma vez que possuem duas lentes, uma ocular e outra objetiva. Estes podem apresentar aumento de até 1500 vezes, no entanto, não é possível observar os detalhes da estrutura celular.
Os objetivos deste relatório consistem em demonstrar como foi ensinado o uso do microscópio e a observação de células da cebola através deste. Enfatizando a forma como esse material foi preparado e as diversas ampliações possíveis por meio das lentes do microscópio. 2. Materiais e Métodos: * Foram utilizados os seguintes materiais: 1. Microscópio óptico; 2. Lentes objetivas de 4x, 10x, 40x e 100x; 3. Epiderme interna de uma escama do bulbo da cebola; 4. Lâmina; 5. Corante Lugol; 6. Lamínula; 7. Álcool.
* Preparação do Material: 1. Limpa-se a lâmina com um pouco de álcool; 2. Retira-se uma porção da epiderme interna do bulbo da cebola; 3. Coloca-se a epiderme interna da cebola sobre a lâmina; 4. Coloca-se uma gota de corante Lugol sobre a lâmina; 5. Cobre-se a lâmina com uma lamínula, de forma que contenha o mínimo de bolhas de ar na epiderme. A melhor maneira para obter um bom resultado é formar um ângulo de 45° entre ambas, e deixar a lamínula cair sobre a lâmina; 6. Enxuga-se o excesso de corante Lugol com papel. * Manuseio do microscópio: 1. Depois de feita a preparação do material, leva-se até o microscópio; 2. Coloca-se a lâmina com o material no orifício da platina; 3. Gira-se o botão que fica no pé do microscópio, se necessário ajustar a luminosidade; 4. Olhando por fora, com a objetiva de menor aumento, sendo no experimento a de 4x, gira-se o parafuso macrométrico para que a lâmina se aproxime da ocular.