O uso do crack
eslane josefa da conceição brito
o uso do crack: um problema social restrito às metropóles?
Picos – PI
2012
eslane josefa da conceição brito
o uso do crack: um problema social restrito às metrópoles?
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de antropologia.
Prof. Lisnéia Rampazzo,Giane Albiazzette, Gleiton Lima, Rosane Malvezzi.
Picos – PI
2012
SUMÁRIO
RESUMO 03 INTRODUÇÃO 04 DESENVOLVIMENTO 05 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
RESUMO
O crack é visto pela sociedade brasileira na maioria das vezes como sendo bandidagem, e o que causa essa visão são as práticas de crime cometidas pelos os usuários sem condições financeiras para manter o vicio, que acabam roubando para conseguir dinheiro. O início do consumo de substâncias pode ocorrer por diversos motivos como: hedonismo, curiosidade, alívio da dor e sofrimento que, provavelmente, persistirão após a dependência, como também, com o objetivo de vivenciar novas experiências. A principal preocupação no memento é retirar as pessoas da rua e recoloca-las na sociedade, para que possam conseguir emprego, voltar a escola e ser um cidadão com os direitos deveres cumpridos.
Sabemos que não é fácil abandonar o crack, mas com o apoio da família, amigos, da sociedade dos governantes e acompanhamento de um profissional e até mesmo com auxilio de medicamentos é possível deixar de ser um dependente e volta a ter uma vida normal e saudável.
Há uma necessidade também de prevenção, é preciso evitar que as pessoas se tornem usuários e não deixar pra trata-las depois de viciadas, e é por isso que devemos investir na educação das nossas crianças e adolescentes, e criar programas de inserção na sociedade para os jovens, e sempre manter todos informados dos resultados devastadores do crack.
INTRODUÇÃO
Crack é uma droga, geralmente fumada, que causa dependência logo na primeira