O uso do bambu na Engenharia Civil
Na construção civil são utilizados vários tipos de elementos construtivos, e a cada dia novos elementos são introduzidos nas obras. Alguns deles são utilizados em larga escala, como o concreto o aço e a madeira. Contudo existem outros materiais que vem sendo pesquisados e explorados em estruturas pelo mundo, visto que os elementos usuais sofrem um processo de extração para o qual o gasto energético é muito alto ou a degradação do meio ambiente para sua obtenção é muito elevada, surge um pensamento ecológico preocupado com o futuro da construção civil mundial. Com isso surge um novo pensamento sustentável, que se preocupa em como o que fazemos agora nos afetará no futuro.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o bambu pode ser um material presente em estruturas de pequeno, médio e grande porte. Com propriedades mecânicas e resistência a esforços suficientes para ser usado como material de construção o bambu tem se mostrado um excelente elemento construtivo. Devido ao seu reduzido tempo para atingir idades ideais para o corte e necessidade de pequenas áreas plantadas para obtenção de material suficiente, o bambu pode ser caracterizado como material de construção renovável. O uso de técnicas construtivas, algumas apresentadas no presente trabalho, facilita muito o processo construtivo além de aumentar a vida útil de estruturas de bambu.
O sistema de tratamento, características positivas e vantagens são apresentadas de forma esclarecedora no decorrer desse trabalho, que tenta fazer uma revisão bibliográfica de forma a explicar as características estruturais do bambu, além de apresentar os fatores relevantes quanto ao uso do mesmo para a construção civil. Com estas informações é possível um entendimento mais claro das reais pretensões quanto às patologias e intervenções que surgem em estruturas feitas de bambu com o passar do tempo. Assunto que será tratado de forma mais aprofundada no Projeto Final 2,