O Uso De Subst Ncias Psicoativas
Gabriel Dorneles e Shaiane Kegler
As substâncias psicoativas são todas substâncias químicas que introduzidas no organismo agem diretamente no sistema nervoso central do corpo humano alterando temporariamente a função cerebral e causando mudanças de percepção, comportamento, humor e cognição. Na maioria dos casos as drogas psicoativas são grandes causadoras de dependência física e/ou psicológica e com isso acarretar na necessidade do indivíduo consumir cada vez mais e na difícil tarefa de interromper o ciclo do uso.
As drogas psicotrópicas podem ser inaladas, injetadas, bebidas, fumadas ou engolidas, contudo não é importante a via de acesso da substancia pois qualquer uma delas irá afetar diretamente o sistema nervoso central.
NICOTINA
A planta é originaria do continente americano e se disseminou para o mundo na época das grandes navegações, com a chegada dos colonizadores europeus. Os hábitos dos indígenas era de mascar ou aspirar a nicotina e foi somente em 1560 que ela se disseminou no continente Europeu a partir da propaganda de Jean Nicot que dizia que a planta tinha grandes poderes curativos, os cidadãos europeus começaram a ter o hábito de fumar tabaco no século XVII, alcançando a África e a Ásia. Por vários anos o tabaco foi tomando formas diferentes e se disseminando entre a classe baixa e pela burguesia, aumentando o valor do consumo no comércio internacional, ele tomou grandes proporções de uma forma impressionante no século XX, sobretudo depois da Primeira Guerra Mundial, no mesmo século os cientistas descobrem com suas pesquisas que o cigarro é um grande causador de câncer de pulmão e outros males, formando uma grande campanha contra o uso. O seu efeito, quando consumida com o tabaco, manifesta-se de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o estresse. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações