O uso da logística para diminuir custos de atendimento
1 - INTRODUÇÃO:
Hoje em dia, com a disseminação da tecnologia e conseqüentemente o seu barateamento, os condicionadores de ar têm ficado cada vez mais comuns em residências e lojas. Além disso, empresas de grande porte têm atualizado seus sistemas de climatização. Estes fatos têm demandado cada vez mais os serviços de manutenção de ar condicionado além da quantidade de empresas que atuam no setor. Estes sistemas, diferentemente da maioria dos eletrodomésticos ou equipamentos de lojas, necessitam de manutenções periódicas e dependendo da capacidade térmica, é necessário também um plano de manutenção assinado por um Engenheiro Mecânico.
As empresas de engenharia mais antigas que atuam no ramo de manutenção, nos quais usualmente prestam serviços para grandes corporações e para órgãos do governo (principalmente as daqui de Brasília), estão se voltando para os clientes residenciais e pequenas lojas. Além disso, as lojas que antigamente apenas vendiam e instalavam os aparelhos de ar condicionado estão "invadindo" a área das empresas de engenharia, prestando serviços para grandes empresas e ganhando concorrências públicas. O que acontece é que as grandes empresas de engenharia, em princípio não conseguem concorrer com estas lojas no quesito preço, pois além de uma estrutura mais cara, existe também uma maior carga de impostos que torna o preço final pouco competitivo, sendo este o fator determinante para fechar a maioria dos contratos.
Na formação do preço final de um serviço de manutenção periódica, basicamente entram a mão-de-obra, ferramental, materiais de limpeza e veículo, no caso de reposição de peças não estiver contemplado na proposta. Logo, pode-se observar alguns pontos nos quais o custo pode ser diminuído aplicando-se técnicas de diagnóstico e as ferramentas da área de logística.
2 - Material e