O urbanismo
Home > Blog > SketchUp > O Urbanismo como auxílio para os problemas das Cidades
O Urbanismo como auxílio para os problemas das Cidades Postado em: 08/11/2012Comentários (2)
“Cidades cheias de vida têm essa maravilhosa habilidade, inata, de compreender, de comunicar, de concatenar e inventar o que será necessário para combater suas dificuldades” (Jane Jacobs).
É com essa frase de Jane Jacobs, uma Urbanista nata, que começamos a entender o conceito de planejamento das cidades. Autodidata, Jane jamais formou-se em Arquitetura e Urbanismo, embora o livro Morte e Vida das Grandes Cidades seja até hoje uma das literaturas que norteiam grande parte das turmas de Planejamento Urbano. Foi como Jornalista que ela conseguiu investigar e discorrer elegantemente sobre questões urbanas nos anos 60 que ainda hoje são pertinentes.
Em seu livro ela defende ideias de adensamento urbano em áreas centrais e bairros com usos diversificados (e não estritamente residenciais), para criar vida nas calçadas. Seu livro cita que “o principal atributo de um distrito urbano próspero é que as pessoas se sintam seguras e protegidas na rua em meio a tantos desconhecidos”. E não é verdade?
Se existe um lugar mais do que nunca inseguro nas grandes cidades é a rua, a calçada, a praça em locais pouco iluminados e vazios. O planejamento urbano defendido por Jacobs traça diretrizes que organizam espaços onde a cidade ganha vida. Uma calçada e uma rua interessantes formam uma cidade interessante. Para isso os edifícios devem fazer parte do contexto urbano, sendo permeáveis, onde o público e privado se mesclam e onde os espaços públicos criam situações de encontro. Pessoas circulando e interagindo criam espaços mais seguros.
Cidade Urbanizada
As diretrizes defendidas por ela há cerca de cinco décadas continuam contemporâneas, porém agora as cidades lutam para solucionar problemas urbanos