O Urbanismo E O Plano Diretor Gabriella Afonso
ARQUITETURA E URBANISMO
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO
URBANO NO BRASIL – FLÁVIO VILLAÇA
SÍNTESE : O URBANISMO E O PLANO DIRETOR
Professor: Afonso Celso
Gabriella Afonso - CA: 22475760
SÃO PAULO
2015
O URBANISMO E O PLANO DIRETOR
Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil
Flávio Villaça
O Urbanismo tem sua origem na França, em torno de 1910. Porém no Brasil, o planejamento urbano é um tema mais recente que o Urbanismo, visando integrar ordem, eficiência, racionalidade e embelezamento; o que o associa diretamente à Arquitetura e Arte Urbana.
Esse é um período de transição onde o Brasil abandona o plano antigo, porém ainda não possui um plano novo para substituí-lo.
Em 1930, surgem em São Paulo e Rio de Janeiro, planos tratando de infraestrutura, saneamento e transportes / sistema viário.
Esse acontecimento marcará a história do planejamento urbano no Brasil.
No Rio de Janeiro surge o Plano Agache, pioneiro e moderno, assume o planejamento integrado em busca da solução dos problemas da cidade. Estuda sobre o abastecimento de água, coleta de esgoto, inundações e limpeza, bem como moradia e habitação para a classe operária.
Já em São Paulo, ao mesmo tempo é implantado o Plano de Prestes Maia, que é um dos últimos planos de melhoramentos e embelezamento implantados.
Por ser na mesma época, Prestes Maia transparece a impressão que não queria comparações com o plano implantado no Rio, e chama seu plano de
“Estudo” – Pensamento Urbanístico Paulista.
Estudo esse que visa transporte, estradas de ferro, metrô, legislação e embelezamento, e destacando principalmente o Plano de Avenidas.
Em 1935, é realizada a Semana do Urbanismo em Salvador, onde foram tratados temas como segurança pública e incêndios, saneamento, tráfego e uma comparação entre “cidade errada” e “cidade certa”.
No Rio de Janeiro, em 1941 surgem os primeiros conteúdos de “planejamento urbano integrado”. Deixa-se de focar o