Hist Rico Da Advocacia Paulo
A advocacia surgiu nos primórdios da historia da própria civilização, mesmo antes da organização da justiça como atividade estatal para por fim as divergências surgidas na sociedade, por meio da aplicação da lei, as partes envolvidas podiam recorrer a terceiros para a defesa de seus interesses .Ainda segundo o ex-presidente da OAB-SP, a advocacia já era exercida entre os hindus, os astecas, os caldeus, os persas, os germanos. Entre os hebreus, a historia nos aponta os defensores caritativos, cuja missão era o patrocino das viúvas, dos órfãos e dos pobres, Os caldeus os babilônios, os persas, e os egípcios tinham seus sábios e filósofos, que aconselhavam o povo e patrocinavam suas causas, discursando em praça publica.Na Grécia por muitos considerados o berço da advocacia destacou-se grandes oradores como Demóstenes e Péricles.Em Roma atuava em alguns casos apenas: quando houvesse interesse publico a defender quando a liberdade fosse o objeto da defesa ou nas hipóteses de interesses de tutelados.Com o advento do período formulário surgiu a figura do cognitor ao seu lado, passou a atuar em nome de terceiros o “procurator” que era um administrador dos bens de terceiros.
Personagens de menor expressão eram os orator ou patroni e os advocati. O orator era chamado também de causidicus, normalmente advogados jovens que procuravam a celebridade trabalhando em causa de grande repercussão.
A lei Ciência de Donationibus proibia a remuneração dos advogados. Os imperadores Cláudio e Nero, ao contrario de Augusto, que exigiu o cumprimento da mencionada Lei, permitiram que os advogados fossem pagos moderadamente e com justiça, ate o século II. d.C a remuneração não era obrigatória.Na fase final do império de Roma, os advogados passaram a organizar suas agremiações, denominados de collegia, cuja finalidade era a defesa de seus interesses foi dada pelo imperador Justiniano.
Na França a ordem dos advogados recebeu uma regulamentação legal sistematizada,