O universo, suas origens e compreensão humana
-Teoria e modelo proposto para a origem, evolução e constituição do Universo, além das formas atuais para sua investigação, e os limites de seus resultados, no sentido de ampliar a visão do mundo.
-As etapas da evolução estelar (formação das estrelas buraco negro, etc.).
-Avaliação científica da vida fora da Terra.
Introdução
A origem do Universo é um tema enigmático, e que o ser humano tem muita curiosidade de desvendar por completo. É claro que não sabemos o tamanho do nosso Universo, pois ele é muito vasto para ser medido. Ele pode ser infinitamente grande ou conter outros Universos. Não existe um consenso sobre esse tema, pois há varias teorias para a origem do universo, como a teoria criacionista, mas a mais aceita é a teoria do “Big Bang”. Alem de isso vamos compreender as etapas da evolução estelar e tentar esclarecer uma dúvida que já existe há muito tempo: Há vida fora da terra?
A Teoria do Big-Bang
Para conhecer a teoria do Big Bang, devem-se conhecer previamente alguns conceitos.
Efeito Doppler
Em 1842, Christian Dppler descobriu que, quando um corpo luminoso (ou sonoro) se aproxima de um observador, o comprimento de onda da luz emitida por ele diminui e, inversamente, aumenta, quando ele estiver se afastando.
Esse efeito ficou conhecido como efeito Doppler.
No nosso cotidiano, podemos observá-lo. Quando um carro se aproxima de nós, buzinando, percebemos o som mais agudo (maior freqüência). Quando ele se afasta, o som se torna mais grave.
No caso dos corpos estelares, esta mudança de freqüência se dá na luz emitida pelos corpos se afastando, que tende para o vermelho.
Velocidade das galáxias
Em 1929, o astrônomo Edwin Powell Hubble - trabalhando no telescópio Hale do Palomar Observatory (que, durante muitos anos, foi o maior do mundo) - descobriu que as chamadas nebulosas nada mais eram que galáxias distantes. Mais tarde, usando o efeito Doppler, provou que, além de estarem fora