O Transporte na Cidade de São Paulo
O município de São Paulo possui cerca de 10 milhões de habitantes, sendo o núcleo da região metropolitana, que engloba mais 38 municípios, tendo uma população total por volta de 17 milhões de habitantes. Por ser o maior e principal município, todo esse fluxo populacional é diariamente muito intenso: as pessoas estudam, trabalham, circulam e se movimentam por áreas distantes da cidade todos os dias. Para isso, as pessoas usufruem de meios de transportes públicos ou privados, como os ônibus, trens, metrôs, táxis. Porém o foco deste trabalho não são estes meios de transporte, mas sim os transportes públicos coletivos, especificamente os metrôs. A questão é: os trens e metrôs atendem às necessidades da população?
O Metrô
Pelo fato de não haver transportes que dessem conta da ligação entre dois bairros muito afastados, no caso Santana e Jabaquara, foi criada a primeira linha do metrô, chamada de Linha 1 – Azul, foi inaugurada em 1974. Dividia a linha em trechos, cada um deles utilizando as técnicas construtivas apropriadas ao traçado, terreno, características ambientais, etc. Um dos problemas enfrentados foi construir o metrô em locais que havia muitos prédios, ruas estreitas e monumentos históricos, mas foi resolvido através de uma máquina, que escavava a terra sem que interferisse na superfície. A Avenida Paulista, por volta de 1970, já era a maior avenida de São Paulo e já exercia o papel de centro comercial. Para atender as pessoas que por lá circulavam, foi criado o projeto da Linha 2-Verde. O projeto inicial foi criado em 1973, porém foi modificado muitas vezes por causa da mudança de governo, sendo finalizado em 1979.
Quando a Avenida Paulista já era um centro com grande concentração de instituições financeiras, hospitais, escolas, hotéis, consulados, Secretarias de Estado, emissoras de rádio e televisão, teatros e museus, a Linha 2-Verde foi inaugurada, isso em 1990 e aos poucos foram sendo inauguradas mais