O trabalhoort
494 palavras
2 páginas
São Paulo, 23 de março de 2013Organização racional do trabalho (ORT) deu inicio quando Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho, observando o seus companheiros vizinhos. Sendo assim levava a diferentes modos de como executar a mesma tarefa, não sendo a mais eficiente. Para Taylor o operário não tem a capacidade, nem meios para analisar cientificamente seu trabalho e estabelecer o processo mais eficiente, mudando totalmente a forma de trabalhar, com a administração cientifica a gerencia fica com o planejamento, enquanto o trabalhador apenas executa.
ORT se divide em oito aspectos:
1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos Elimina o desperdício de esforço humano e de movimentos inúteis, melhora a eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades, distribui o trabalho e evita períodos de falta ou excesso de trabalho define métodos e estabelece normas e estabelece uma base uniforme para salários e prêmios de produção.
2. Estudo da Fadiga humana Racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fadiga e os que não estão diretamente ligados com a tarefa executada pelo trabalhador.
3. Divisões do trabalho e especialização do operário Com o estudo dos tempos e movimentos, surgiu a divisão do trabalho e a especialização do operário a fim de elevar sua produtividade, com isso cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa.
4. Desenhos de cargos e tarefas Especificar os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes.
5. Incentivos salariais e prêmios de produção Para obter a colaboração dos operários, Taylor propôs a remuneração baseada na produção de cada operário, se produzir pouco ganha pouco e se produzir mais ganha na proporção de sua produção. E o estimulo para ultrapassar o tempo padrão era o premio de produção.
6. Conceito do homo economicus O homem não procura o emprego porque gosta dele,