o trabalho
As Fases do Método Cientifico
Trata – se de um processo de pesquisa com as seguintes etapas:
Observação:
Como o próprio nome diz, é a visualização de um fato (ou fenômeno). Essa observação deve ser repetida varias vezes, buscando obter o maior numero possível de detalhes sendo, realizada, portanto, com a maior precisão possível. Deve – se tomar o cuidado com os “vícios” para ocorra uma observação correta do fato; em muitos casos, a pessoa vê o que deseja ver, e não o que esta ocorrendo de fato.
Problematização:
Corresponde a execução de questionamento sobre o fato observado. E para essas perguntas, o pesquisador vai a busca de respostas. Um problema bem formulado é o mais importante para a ciência do que a sua solução, pois abrir caminho para diversas outras pesquisas.
Formulação da hipótese:
É uma possível explicação para o problema. Hipótese equivale, habitualmente a suposição verossímil, depois comprovável ou de negável pelos fatos. “A hipótese é a suposição de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenômeno ate que os fatos venham contradizer ou afirmar”.
Experimentação:
Etapa em que o pesquisador realiza experiências para provar (ou negar) a veracidade de sua(s) hipótese(s). Se, após a execução por repetidas vezes da experiência, os resultados obtidos forem os mesmo, a hipótese é considerada verdadeira.
Uma hipótese confirmada nas experimentações passa a ser denominada de lei cientifica
Aluno : Diego Benedet
As Fases do Método Cientifico
Trata – se de um processo de pesquisa com as seguintes etapas:
Observação:
Como o próprio nome diz, é a visualização de um fato (ou fenômeno). Essa observação deve ser repetida varias vezes, buscando obter o maior numero possível de detalhes sendo, realizada, portanto, com a maior precisão possível. Deve – se tomar o cuidado com os “vícios” para ocorra uma observação correta do fato; em muitos casos, a pessoa vê o que deseja ver, e não o que esta ocorrendo