O trabalho
Clero;
Nobreza;
Povo;
O povo tinha um trabalho ardo e revoltavam-se contra a ordem social onde estava inserido (porquê é que o clero, e a Nobreza estão a cima de nós?), devido a trabalharem muito nos campos, produziam roupas grosseiras e as suas próprias ferramentas de trabalho.
Com o crescimento colonial, consistia em trazer riquezas de outros países, e como principal Agentes / Comercializastes vindo do povo que se dedicava ao comercio e com isso dispunham um grande poder económico( Burguesia). Também com o crescimento das cidades e com o alargamento dos mercados, com isso a divisão do trabalho a partir do seculo XV foi tão grande que surgiu novas profissões ligados ao comércio, seguros, câmbios e também serviços de crédito.
Na segunda metade do seculo XVIII deu-se a revolução industrial em Inglaterra e alargada à Europa, América do Norte, Rússia e Japão, e outros países do mundo. Esta revolução deu-se porque o trabalho assalariado e a divisão social do trabalho intensificaram.
Adam Smith foi um dos fundadores de economia que defendeu os princípios dos operários.
Existem grandes diferenças entre a divisão do trabalho nas sociedades que são:
O moderno, existem em enxeco muitas especializações, que deram uma grande independência económica devido ao dependerem dos outros para a produção ou para a satisfazer as suas próprias necessidades;
&
O tradicional, os trabalhadores dominam as técnicas de produção e vão do início até ao fim;
No seculo XIX e XX deram-se as revoluções agrícolas, tecnológicas e industriais originando novas divisões sociais e técnicas do trabalho. Com isso tudo a produtividade teve um aumento muito grandioso, bem como alterações nos setores de atividade e nas profissões.