O trabalho e a sociedade
INTRODUÇÃO O trabalho existe para satisfazer as mais diversas necessidades humanas, da mais simples ás mais complexas.
A historia mostra que o trabalho é visto de formas diferentes e valorizado de acordo com a relação que cada sociedade estabelece com esta atividade.
O trabalho nas diferentes sociedades
Sociedade Tribal: Eram grupos de pessoas que na época não tinha uma hierarquia ou separação de trabalho por classes, eram atividades diárias para a sobrevivência das tribos.
Ex: pescar, caçar, fazer artesanato e etc.
Sociedade Grego-Romana: Eram trabalhos braçais hierarquia-dos, denominados ao povo que era considerado inferior ao Império, os escravos
Sociedade Feudal: Eram os servos, os aldeões e os camponeses livres que trabalhavam para os senhores feudais que gerava produtos agrícolas para o clero e para a sobrevivência dos trabalhadores
Sociedade Mercantilista: Eram os servos que saíram das terras feudais para trabalharem nos burgos com o comercio de especiarias trazidas pelas grandes navegações. Foi quando começou a surgir regras e leis para facilitar o comercio.
Revolução Industrial
Foi um momento decisivo na história da humanidade. Transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial. Já nessa época a força do trabalho se torna a troca de moeda e começa a surgir necessidade de organizar o trabalho, principalmente quando envolve muitas pessoas e ou muitos instrumentos e muitos processos.
Idade Moderna
As coisas começam a mudar. Começa a existir várias empresas familiares que vendiam uma pequena produção artesanal, nessa época começa realmente o conceito de emprego.
Ao longo do tempo, o trabalho mudou e se reformulou de acordo com as necessidades de cada época e em cada cultura.
O trabalho na sociedade capitalista
O capitalismo se constituiu a partir da decadência do Feudalismo na Europa Ocidental. Com o trabalho se