O trabalho do pedagogo
Introdução:
A transformação da realidade sócia educacional brasileira passa pela compreensão do papel das dimensões econômicas, étnico-raciais, de gênero, territoriais, geracionais, etc. Com o avanço no diagnóstico dessa situação e com o aprofundamento da compreensão das relações de causalidade, será possível aperfeiçoar as políticas existentes e criar novas propostas, capazes de identificar e combater os efeitos negativos da descriminação no ambiente escolar.
Em nosso dia a dia deparamo-nos com diversas situações nas quais precisamos tomar decisões, muitas vezes baseadas em valores morais. Esses valores estão presentes em muitas áreas de nossa vida, geralmente relacionados a normas e comportamentos.
Estamos imersos nos perigos das armadilhas de um mundo que tende a negar a diferença, estabelecendo padrões de normalidades excludentes, normas padronizadas, etiquetadas, planificadas, que hierarquizam as diferenças, o humano.
Compreensão do problema;
Para que os alunos entendam por que determinada atitude está errada, é preciso que o pedagogo os ajude em um processo de tomada de consciência, principalmente no caso de anarquia com um colega por o nome ser estranho, seria mais interessante colocá-lo para ouvir como o colega ofendido se sentiu, também é preciso explicar que quando alguém pede desculpas, quer dizer que está arrependido.
O pedagogo precisa compreender o que realmente está acontecendo e fazer um levantamento das informações, em seguida o pedagogo precisa elaborar um plano de resolução e colocá-lo em prática, será fundamental que o pedagogo planeje como esse plano será abordado no convívio escolar.
O trabalho do pedagogo em espaços educativos Desde os primórdios da existência humana, a comunicação esteve presente como uma necessidade básica de sobrevivência. Foi a partir dela que as pessoas puderam