O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
EDNÃ, já há algum tempo, vem sofrendo no espaço escolar algumas formas de discriminação, tratadas pela disciplina Educação e Diversidade.
Embora ele tente demonstrar timidamente seu entrosamento com a turma, algumas vezes deixa transparecer seu descontentamento que segue todos os dias, começando pelo horário da chamada em sala de aula.
Durante a chamada, muitos professores preferem chamar os alunos pelo nome, pois no início do ano letivo, tal dinâmica auxilia no reconhecimento de todos e de cada um individualmente. No entanto o nome dado ao menino não o deixa tão feliz, porque os professores, ao chamá-lo, erram a pronúncia de seu nome ou ignoram o acento quando o escrevem. Essa postura por parte de alguns professores o deixa profundamente constrangido diante das gracinhas, palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos quando outros pronunciam seu nome.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Qual deve ser a postura do professor diante da turma, durante a chamada e registro de frequência dos alunos?
Ao fazer a chamada principalmente no início do ano letivo, o professor a faz pelo nome do aluno, ferramenta utilizada para auxiliar no reconhecimento de todos e de cada um individualmente, dessa forma aprenderemos o nome do aluno e propiciaremos ao demais também este aprendizado, mas devemos estar atentos quanto a grafia e pronúncia dos nomes, pois na questão especifica do aluno Ednã, o erro na ortografia causou-lhe descontentamento, constrangimento e por mais que tentasse não conseguia entrosar com a turma devido as gracinhas, palavras pejorativas e piadas feitas pelos colegas, enfim foi descriminado em virtude de um erro ortográfico.
Qual deve ser a postura do professor