O termo iso
No entanto, o conceito de perda de definição pode ser entendido subjetivamente, uma vez que os pontos visíveis da granulação do filme pode até ser uma expressão artística.
Faça esse teste: Pegue dois desenhos pequenos e vazios (preferencialmente rosto de pessoas) e preencha um deles com pontinhos de caneta esferográfica fina (0,5 a 0,7) e outro com pontinhos de caneta tipo hidrográfica (com ponta bem mais "grossa"). Não é para "pintar o desenho". É só para preencher com pontos.
Observe-os agora. Você notará que no primeiro os pontos ficaram mais "juntinhos" enquanto que no outro os pontos parecem relutar em se unir. Essa sensação se dá porque os pontos maiores ficam mais visíveis. Isso é granulação (nos filmes convencionais) conhecido como ISO. Quanto maior o ISO, maiores serão os pontos e mais perceptíveis ficarão aos nossos olhos. Esses pontos "grandes" no foto são chamados de perda de definição.
Então, grave isto 1:
Se você não vai ampliar muito as suas imagens tenha liberdade para usar ISO de 200 a 400 (não mais que isso!) a não ser que você esteja em um teatro onde o uso do flash além de desrespeitoso é muito deselegante. Nesse caso, use preferencialmente ISO de, no mínimo, 800.
Grave isto 2:
Em ambientes externos com muita luz use ISOs menores com ou sem flash (no máximo ISO 100). Em ambientes internos com luz use entre ISO 200 e 400 com flash (o mesmo se aplica em imagens com movimento).
Lembre-se: Em fotografias à contra-luz (principalmente sob o Sol) use o flash para evitar as sombras (horríveis) no rosto e no máximo ISO 100).
Para finalizar:
O conceito de sensibilidade se refere à velocidade com que o filme “reage” à luz. Se o ISO é alto (acima de 400, por exemplo)