O teologo como um formador de opiniao perante a sociedade
Acadêmica: Núbia Alves de Souza Araújo
Professor Mestre: Francisco Adão da Silva
ITQ – Instituto Teológico Quadrangular – Reg. 308
Curso: Livre de Teologia – Disciplina: Introdução a Teologia
16/04/12
RESUMO
Este estudo tem por principal objetivo analisar os critérios e características que os teólogos precisam ter para formar opiniões perante a sociedade sem deixar de lado o valor da sua devida função como teólogo, esclarecer, aconselhar e orientar seus fies sempre na direção do Espírito Santo.
Palavras-Chaves: Deus, Teologia, Opinião
1 INTRODUÇÃO
Para uma melhor compreensão, vamos definir o que é Teologia. De acordo com o conteúdo que tenho estudado na apostila do ITQ; Introdução a Teologia: Profa Eliane H. Rodrigues, Profa Josilene do Nascimento, 2011. A palavra teologia é de origem grega. Theos significa Deus e Logia indica o sentido de estudo. Sendo assim, Teologia é o estudo sobre Deus ou sobre as coisas de Deus. A teologia, mais que conhecimento de Deus, mais que discurso sobre Deus, é também, sobretudo conhecimento e discurso a partir de Deus, possibilitado por iniciativa e desejo do próprio Deus. Não haveria teologia se Deus não houvesse rompido o silencio e falado sobre si próprio. Assim como não pode haver teologia se o ser humano não se dispuser a escutar e crer que o que foi dito e esta escrito é verdade. Não haverá, igualmente, teologia se a razão humana, criada e dada por Deus, não se colocar em marcha para organizar e entender o dado revelado de forma organizada e comunicável as gerações de ontem , de hoje e de amanha.
2 O TEÓLOGO COMO UM FORMADOR DE OPINIÃO PERANTE A SOCIEDADE
Como fazer com que uma sociedade incrédula entenda a existência de Deus? Esse é um dos grandes problemas de todo teólogo, que não consegue sequer começar a formar opinião alguma sem crer no principal, Deus. Vemos a preocupação do Apóstolo