O teólogo como um formador de opinião perante a sociedade
Prof.
Instituto Teológico Quadrangular
Introdução à Teologia
01 de Setembro de 2014
RESUMO: O objetivo deste artigo é traçar o perfil do teólogo que hoje é um grande formador de opiniões junto à sociedade. Bem como o relacionamento com a sociedade, sua área de atuação e o crescimento nesta área tão complexa. O papel do teólogo tem mudado muito através do tempo. No início do cristianismo, cabia-lhe uma dupla função: Sistematizar criticamente a doutrina e traduzi-la para os homens da cultura da época. Até ao final da Idade Média, opiniões e discussões realizam-se sob a unidade do corpus christianum. Com a Reforma, o próprio cristianismo ocidental torna-se plural. Até certo ponto, cada teólogo é portador de uma situação cultural, social e eclesial constituída por influências complexas.
PALAVRAS CHAVES: Deus, Teólogo, Sociedade, liderança.
INTRODUÇÃO:
DESENVOLVIENTO: Deus quer que O conheçamos o máximo possível, e teologia é a arte e ciência de conhecere entender o que podemos sobre Deus de uma forma organizada e compreensível. Muitas pessoas tentam evitar teologia porque acreditam que teologia traz discórdia. No entanto, quando compreendida deforma adequada, teologia une as pessoas, sendo o teólogo a pessoa que organiza os ensinos da Palavra de Deus de uma forma compreensível a todos.
A partir disso podemos nos questionar como fazercom que uma sociedade incrédula entenda a existência de Deus, Formar opinião é relevante porque gera crença, que é o núcleo da vontade, da decisão e da mudança. Geralmente, os formadores de opiniãosão agentes, organizações, instituições ou pessoas que adquiriram exposição e respeitabilidade por terem cumprido realizações notáveis sendo que quando eles se pronunciam, a sociedade ou segmentos delaaceitam seus pontos de vista como verdades irrefutáveis, determinantes.
Gerar crença em Deus depende então que teologia surpreenda o meio social de forma impactante.