o tato
https://www.youtube.com/watch?v=igWFY bpTFss https://www.youtube.com/watch?v=-Gtx2
C4cSz4
É o sentido que nos permite obter sensações de temperatura, textura das superfícies.
Para que tal seja possível, existem terminações nervosas na pele, em maior número ao nível das pontas dos dedos, que geram impulsos nervosos posteriormente identificados pelo cérebro.
Esta função da pele permite que o corpo humano estabeleça uma relação complexa com o mundo exterior. O TATO
A pele é o maior órgão do corpo humano.
Ela é repleta de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.
Cada terminação nervosa ou recetor cutâneo é especializado na receção de estímulos específicos, sendo que cada recetor tem um axónio e, com exceção das terminações nervosas livres, todos eles fazem associação com tecidos não neurais.
As regiões da pele que apresentam pelos possuem, nos folículos capilares, terminações nervosas específicas, cujos axônios envolvem o folículo piloso, captando as forças mecânicas aplicadas contra o pelo.
Nessas regiões também podemos encontrar os recetores de Ruffini, também chamados de corpúsculo de Ruffini, que são estimulados quando a pele é distendida.
Podemos encontrar três tipos de recetores na pele: os corpúsculos de Pacini ou de Vater-Pacini; os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel.
Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis.
Os corpúsculos de Meissner são encontrados nas regiões da pele que não apresentam pelos e são especializados em captar estímulos táteis.
Os discos de Merkel são especializados na captação de estímulos táteis e também de pressão.
Nas regiões da pele que são desprovidas de pelo podemos encontrar os bulbos terminais de Krause, que são recetores térmicos de frio. Eles podem ser encontrados nas partes limítrofes da pele, como ao redor dos genitais e dos lábios.
As terminações