O tabaco, 6ºano
1 INTRODUÇÃO
Tabaco é uma substancia estimulante, uma droga que actua no sistema nervoso central e modifica o pensamento e comportamento das pessoas que o usam.
A maioria das pessoas começam a fumar, para experimentar porque não têm conhecimento dos perigos que traz para a sua saúde e dos outros. Alguns dos elementos que constituem o tabaco provocam dependência, por isso o hábito de fumar é difícil de abandonar.
O uso do tabaco é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Provoca doenças como o cancro do pulmão, bronquite (dificuldade em respirar) e enfarte do miocárdio (morte do musculo do coração).
Tem-se como verdade que o tabaco teve origem no continente americano e se expandiu por todos os continentes, desde a descoberta do mundo novo até aos dias de hoje. São muitas as razões que contribuíram para a sua expansão, os grandes interesses económicos dos países produtores e empresas multinacionais, as suas características, o empenho publicitário e outros.
2 EXPANSÃO DO TABACO
O tabaco é uma planta que pode atingir os 2metros de altura, cujas folhas medem até 60 centímetros de comprimento e são vermelhas, amarelas ou brancas. São conhecidas inúmeras espécies de tabaco e algumas constituem belas plantas ornamentais.
As espécies comerciais mais importantes são a nicotina tabacum e a nicotina rústica, os seus nomes devem-se ao médico Jean Nicot que as popularizou na Europa.
A planta é originária da Ilha Tabago. Os índios americanos foram os primeiros a usar o fumo do tabaco no ano 400dC aproximadamente. Quando Colombo chegou à América o uso do tabaco estava firmemente estabelecido. Os primeiros exploradores ficaram pasmados ao descobrir índios a colocarem na boca pequenos rolos de folhas secas acesos, outros usavam cachimbos para queimar as folhas e aspiravam o fumo. O tabaco era essencial para os rituais religiosos.
No século VI, o tabaco foi introduzido na Inglaterra, trazido nos navios comerciais. Os holandeses levaram-no