Sistema respiratório (nível ensino básico)
Constituição…………………………………………………………………………….3
Funcionamento………………………………………………………………………...5
Doenças………………………………………………………………………………...7
Cuidados………………………………………………………………………………11
Curiosidades………………………………………………………………………….12
Conclusão……………………………………………………………………………..13
Bibliografia…………………………………………………………………………….14
1
Para manterem seu perfeito funcionamento as nossas células necessitam, além da fonte de energia proporcionada pelos diversos alimentos, de um fornecimento constante de oxigénio.
Então o nosso objectivo é saber através de que meios ou estruturas e de que forma as nossas células obtêm esse oxigénio de que tanto necessitam.
Que tipo de doenças poderão atacar o sistema respiratório? e como podemos preveni-las e tratá-las.
2
[pic]
O sistema respiratório é constituído por vias respiratórias, pulmões e diafragma. As vias respiratórias são um conjunto de órgãos que captam o ar do exterior e o fazem chegar aos pulmões.
Vias respiratórias são: • Fossas nasais são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, promovem a filtração (pêlos e cílios), o aquecimento (capilares sanguíneos) e a humidificação do ar (muco); • Faringe, é um canal comum aos sistemas digestivo e respiratório. Após a passagem pelas fossas nasais, antes de atingir a laringe, o ar deve passar pela faringe; • Laringe, canal entre a faringe e a traqueia, à sua entrada possui a epiglote, que se fecha, para impedir a passagem de alimentos. Aqui encontram-se também as cordas vocais, que permitem a fala; • Traqueia, é um tubo cujas paredes são reforçadas por anéis cartilagíneos, também têm como função humedecer, aquecer e filtrar o ar. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios; • Brônquios, são portanto o resultado da divisão da