O Surgimento Da Sociologia
O seu surgimento ocorre num contexto histórico especifico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. No século XVIII, se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.
As transformações econômicas, políticas, e culturais que se aceleram a partir dessa época, colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A Dupla revolução que este século testemunha – a industrial e a francesa – constituía dos dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.
A Revolução industrial significou algo mais do que a introdução da maquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos dos métodos produtivos. Ela representou o triunfo da indústria capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras, e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
A utilização da maquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, mas como também foi submetido a novas formas de conduta e de relações de trabalho. Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial e sem duvida o aparecimento do ploretariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista.
Uma classe especifica, a classe operaria, com consciência de seus interesses, começava a organizar – se para enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalho. Eles não desejavam produzir um mero conhecimento sobre as novas condições de vida geradas pela revolução indústria, mas procuravam extrair dele orientações para a ação, tanto para manter, como para reformar radicalmente a sociedade de seu tempo.
Para o surgimento da sociologia, outra ciscustancia concorreria também para a sua formação, trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de