O surgimento da controladoria
Para isso as empresas contam com o profissional denominado controller que tem como função cuidar das informações geradas na empresa e dar apoio na tomada de decisões.
A controladoria dentro de uma organização pode ser colocada como um órgão responsável pela observação e controle da cúpula administrativa e avaliação da eficácia dos departamentos no exercício de suas atividades, ou seja, esta envolvida em todas as áreas da organização desde a sugerir melhorias para que ocorra uma redução nos custos até a analisar o uso adequado dos recursos humanos da organização.
A controladoria enquanto conhecimento não pode se restringir a contabilidade, economia e administração, pois o processo de interação da empresa com seus agentes geram vários fenômenos econômicos, Sociais, políticos, tecnológicos, etc.
Assim sendo o controller para atuar numa organização deverá ser um profissional multifuncional, tendo que ter experiências em todos os departamentos da empresa, ou seja, irá interagir no sistema contábil, vendas, folha de pagamento, conta a pagar e receber, orçamentos e utilizando de ferramentas da estatística e da psicologia para gerar os seus relatórios gerenciais.
O controller enquanto gerenciador do sistema de informação da empresa é o primeiro a identificar se os objetivos traçados pela administração da empresa estão sendo alcançados, se existem fatores externos ou internos que estão influenciando no desempenho da empresa e diante disso identificar os pontos que precisam ser corrigidos ou mantidos e apresentar sugestões para o melhoramento.
A evolução da tecnologia da informação e as estruturas relacionadas aos bancos de dados fez com que a