O stabat mater de f. poulenc
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
Literatura e Repertório Coral III
Prof. Ângelo Dias
Rodrigo Teixeira Borges dos Santos e Amorim
1) O stabat Mater de F. Poulenc é divido em 12 partes (pequenos movimentos), mas apesar disso conserva uma continuidade carregada de dramaticidade . Com relação a estrutura da peça é clara a preferência de Poulenc pela forma conhecida como “miniatura musical” e por isso a subdivisão de um único texto em 12 partes como nessa obra.
2) Os doze pequenos movimentos possuem uma relação através de temas recorrentes ocorrendo hora modulações, hora alternância rítmica de um movimento para o outro. Esses elementos citados pode ser observador entre os seguintes movimentos:
Stabat mater dolorosa / O quam tristis
Fac ut ardeat / Quando Corpus
Fac ut porten / Inflammatus et accensus
3) Existem dois tipos de Stabat Mater, o Dolorosa e o Speciosa, sendo usado liturgicamente o primeiro. O Speciosa comemora Maria junto à manjedoura; o Dolorosa retrata o sofrimento de Maria na cruz. O Speciosa contem 13 stanza (duplas) de 6 linhas; o dolorosa, 10. O Dolorosa é o executado no mundo da Música Sacra Erudita. O texto em latim usado por Poulenc é o Texto usado no Vaticano e não o tradicional, o texto usado no Vaticano possui as seguintes alterações:
• Estrofe 13, linha 1: Não "Fac-me tecum, torta, flere", mas "Fac-me realmente tecum flere"
• - Stanza 14, line 2: Not "Et me tibi sociare" but "Te libenter sociare"**Estrofe 14, linha 2: Não "et tibi sociare mim", mas "Te libenter sociare"
• - Stanza 17, line 3: Not "Et cruore Filii" but "Ob amorem Filii"Estrofe 17, linha 3: Não "Et cruore Filii", mas "Ob amorem Filii"
• - Stanza 18, line 1: Not "Flammis ne urar succensus" but "Inflammatus et accensus"Estrofe 18, linha 1: Não "Flammis ne urar succensus", mas "Inflammatus et accensus"
Há ainda a relação entre a