Contabilidade
Prof. Geraldo Daré Pereira
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
As instituições que compõem e dinamizam a sociedade moderna não funcionam ao acaso. Precisam ser administradas. Essas instituições são chamadas de organizações.
CONSTITUIÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
As organizações são constituídas de pessoas que administram conhecimentos, recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.
Há uma estreita interdependência das pessoas com as organizações, pois as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro das organizações. Por outro lado, as organizações precisam das pessoas para que possam funcionar.
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas. Com tamanhos, características, estruturas e objetivos diferentes. Existem dois tipos de organizações:
a)- Organizações lucrativas ( chamadas de empresas ).
b)- Não lucrativas ( como exército, igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais etc. ).
Obs:
A sociedade moderna depende das organizações. Ela é basicamente uma sociedade de organizações.
Para que as organizações possam ser adequadamente administradas, elas precisam ser estudadas, conhecidas e analisadas, assunto que é tratado com mais profundidade na teoria das Organizações.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Administração nada mais é do que a condução racional e estratégica das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. Não é uma atividade rotineira que depende de certos hábitos ou conhecimento profissional.
COMPOSIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
A administração trata do planejamento, da organização ( estruturação, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorre dentro da