O Socialismo Real
Componentes: Alexsandro Cacio – Aline ArthusoAline Reis- Cleber Luís- Karolaine Caetano- Lucas
Adriano- Pedro Luís- Rodrigo Barbosa
Da turma: 301
O caso da China
Durante sua longa história,os chineses produziram escrituras, técnicas e filosofias que exerceram forte atração sobre outros povos.Além disso, desde há muito tempo , o território e os produtos chineses,como a seda e a porcelana , atraíam os interesses das grandes potências.No século XIX ,as potências europeias,os Estados Unidos e o Japão foram além da diplomacia:usaram a guerra e a ameaça para obrigar a China a lhes doar parte de seus territórios e a abrir seus portos ao comércio internacional.
A dominação estrangeira No início do século XX, as potências ocidentais e o Japão passaram a controlar a economia chinesa,enriquecendo á custa da população nativa e dos privilégios comerciais obtidos com o emprego da força.
Os ocidentais tentavam impor seus valores e sua religião (cristianismo).Os missionários alemães e norte-americanos desqualificavam as religiões e os cultos tradicionais da China e ,com isso, aumentavam a insatisfação popular. O governo da China agora comandado pelas potências imperialistas aumentavam os impostos , assim mantendo o luxo da Corte imperial e dos mandarins.
Mandarins são chefes políticos locais com grande poder no interior da China.
Os camponeses do noroeste da China promoveram uma revolta de grande impacto social: a Revolta dos Boxers (1898-1901).
Boxers são praticantes de artes marciais que lutavam dizendo estar em transe espiritual,acreditando que seriam imunes ás balas e espadas dos seus adversários.
Cai o Império,nasce a
República
Cansados de tanta corrupção , o grupo de nacionalista e republicanos chineses,liderados por Sun Yat-sem, derrubou o Império chinês e proclamou a República, em 1° de janeiro de
1912 Sun Yat-sem assumiu o poder como presidente provisório.Ele queria que a China se tornasse um Estado moderno e republicano.No entanto ,esse sonho