O sistema respiratorio
Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e os celenterados, assim como nas plantas, não existe um verdadeiro sistema respiratório, sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas directas entre as células do organismo e o meio ambiente. O sistema respiratório é constituído pelas vias respiratórias que são formadas por: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. A traqueia divide-se em dois grandes grupos ramos: os brônquios, que penetram um em cada pulmão, ramificando-se em tubos cada vez mais finos chamados bronquíolos.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, humidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigénio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular.
Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões, como explicado abaixo. Mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias enquanto nos artrópodes terrestres, a respiração é assegurada por um sistema de traqueias.
O sistema respiratório fornece oxigénio e remove gás carbónico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, actuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização.
FUNÇÃO
O sistema respiratório tem função de realizar as trocas gasosas do organismo com o ambiente, sendo que, na maioria dos organismos, ocorre absorção de gás oxigénio e eliminação de gás carbónico. Esse processo é conhecido como hematose.
A inspiração e a expiração são processos passivos do pulmão já que ele não se movimenta, isso fica a cargo do diafragma, dos músculos intercostais e da expansibilidade da caixa torácica, que garante a consequente expansão do pulmão graças à coesão entre pleura