O sistema público de saúde
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................4
DESENVOLVIMNETO......................................................................................4
CONCLUSÃO ................................................................................................6
REFERENCIAS................................................................................................7
TEMA: O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: UM PROCESSO INCLUSIVO OU EXCLUDENTE?
INTRODUÇÃO
O acesso aos serviços de saúde ou o tipo de assistência, que o individuo recebe quando precisa de atendimento médico, tende a ser baseado no seu poder aquisitivo, fato que revela a face cruel da desigualdade econômica e que deixa à própria sorte, a maioria da população. Tendo em vista a gravidade dessa questão e a necessidade de mudar essa situação entidades internacionais ao criarem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defenderam entre diversos pontos, o de que todos têm o direito a saúde, aspecto que contribuiu para tornar a saúde tema reconhecido internacionalmente e de peso político.
Pois, para se adequar as exigências internacionais alguns países foram constrangidos a adotar medidas no intuito de tornar a assistência a saúde mais inclusiva. No Brasil alguns modelos de assistência a saúde pública foram adotados e modificados ao logo dos anos. Herança desse processo o Sistema Único de Saúde- SUS, modelo atual, foi idealizado no final da década de oitenta, quando o país vivia a efervescência da volta da democracia e reaproximação do governo dos movimentos populares.
DESENVOLVIMENTO
Após inúmeras conferências nacionais sobre saúde, o Brasil implementou um sistema abrangente, com diretrizes que procuravam está em