O Sistema Genital Masculino na Puberdade
Turma: Educação Física 2º Período “B”
O Sistema Genital Masculino na Puberdade
O corpo humano passa por fases específicas com o passar dos anos. A idade, aliás, é o principal fator e o que determina tais fases. No que tange ao sexo, essa experiência se compreende a partir do conhecimento do próprio corpo. Essa mudança desperta curiosidade e atenua o acompanhamento do adolescente em sua puberdade, fase que será abordada nesse estudo. Mudança essa provocada pela ação dos hormônios.
O corpo masculino, delimitação de nosso estudo, têm especificidades externas que são facilmente vistas. Dento da bolsa escrotal, os testículos crescem primeiro, seguido pelo pênis. Na puberdade, surgem pelos no rosto, nas axilas, nas áreas próximas aos testículos. A voz também sofre mudanças.
Esse conjunto de características que se definem na puberdade, em consequência da ação hormonal, chama-se “características sexuais secundárias”. No entanto, essas características não obedecem padrões estabelecidos. Adolescentes de mesma idade podem apresentar diferenças significativas em relação à outro: quantidade de pelos, tamanho do pênis, timbre de voz e etc. O grupo étnico ao qual pertence o adolescente, a herança genética, hábitos alimentares, problemas de saúde dentre outros fatores são responsáveis por essas diferenças. Na região genital, encontramos o pênis e o saco escrotal.
O pênis é um órgão de forma cilíndrica e constituído principalmente por tecido erétil, ou seja, que tem capacidade de se erguer. Com a excitação sexual, esse tecido banhado e protegido por sangue, torna-se rígido. A glande (cabeça) do pênis encontra-se na ponta do mesmo e eventualmente está coberto pelo prepúcio. Na glande está o orifício da uretra, canal que no corpo masculino se comunica tanto no sistema urinário quanto com o sistema reprodutor. O tamanho do pênis varia entre homens e não tem relação biológica nem com fertilidade nem com potência sexual.
Palavras-chave: Pênis,