Tutoria problema
A maturação sexual engloba o desenvolvimento das gônadas, órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários. Existe grande variabilidade quanto à idade de inicio e à velocidade de progressão da maturação sexual entre indivíduos, em ambos os sexos e em qualquer grupo populacional. Nas meninas essa maturação pode acontecer 6 a 12 meses mais cedo que nos meninos, mas segue em ambos os sexos uma sequencia mais ou menos constante.
O intervalo de tempo entre o início da puberdade e o estágio adulto varia bastante em ambos os sexos. Estima-se em três anos o período médio de desenvolvimento desde o estágio dois ao cinco de genitais e pêlos pubiano. No caso das meninas, é de três a quatro anos o período médio entre os estágios iniciais de desenvolvimento das mamas (M2) e pêlos pubianos (P2) e o estágio adulto.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para estudos de rastreamento populacional, a utilização de dois eventos de maturação para cada sexo, um inicial como marcador do estirão do crescimento e outro indicando que a velocidade máxima de crescimento já ocorreu. Para o sexo feminino, o marcador inicial do estirão do crescimento é a presença do broto mamário (estágio M2 de mamas) e, para indicar que a velocidade máxima já ocorreu, a menarca. Já para os meninos o marcador inicial do estirão é o aumento da genitália (estágio G3) e, para indicar a velocidade máxima, o estágio quatro ou cinco de genitália ou a mudança da voz (OMS, 1995).
A puberdade possui 4 fases principais: 1. Crescimento esquelético linear: aceleração da velocidade de crescimento em altura e peso ou o estirão puberal (eixo GH e IGF-I). 2. Alteração da forma e composição corporal: aumento da massa gordurosa nas meninas e da massa muscular nos meninos, e da proporção corporal entre os gêneros. 3. Desenvolvimento da genitália e distribuição das pelos