O sistema dos objetos, Jean Badrillard

2467 palavras 10 páginas
O sistema dos objetos
Jean Baudrillard
Jean Baudrillard pode ser considerado
“a primeira sombra de dúvida ou negação em face da inexorabilidade racional e afirmativa do desenho industrial”. Convém enfatizarmos de antemão que tal teórico e crítico social tornou-se mais conhecido por suas análises sobre os modos de mediação e comunicação tecnológica. Sua obra, embora voltada predominantemente ao modo pelo qual os progressos tecnológicos afetam a sociedade, abrange os mais diversos assuntos: – consumismo, relações de gênero, mitologia, cultura, psicologia, etc.

Jean Baudrillard
Tal abrangência caracteriza uma geração de pensadores franceses que inclui Gilles
Deleuze, Jean-François Lyotard, Michel
Foucault, Jacques Derrida e Jacques
Lacan, o que justifica o fato de Baudrillard ser frequentemente visto como pósestruturalista .
Seguindo esta linha, Baudrillard construiu teorias gerais da sociedade humana com base em nossa busca ontológica por um sentido existencial, ou uma compreensão total do mundo, o qual permaneceria constantemente esquivando-se de nós.

"O branco ainda domina amplamente no setor “orgânico”.
Banheiros, cozinhas lençóis, roupas íntimas, tudo o que pertence ao prolongamento imediato do corpo é consagrado há várias gerações ao branco, esta cor cirúrgica, virginal, que opera o corpo de sua perigosa intimidade consigo mesmo e encobre os impulsos."

Jean Baudrillard

“O Sistema dos Objetos”
Os objetos de design manifestam ao serem consumidos – aquilo que escapa de essencial ao designer e que, nos objetos, adquire
(simbolicamente) vida própria –, esta obra apresenta um conjunto de reexões sobre o caráter simbólico dos objetos como sendo um nível que transcende ao funcional. Em linhas gerais, parte-se do pressuposto de que os objetos de design estão ligados de forma direta ao homem e são portadores de significados que mediam as relações humanas.
“…hoje os objetos tornaram-se mais complexos que o

Relacionados

  • de higgns ao joggng
    44911 palavras | 180 páginas